terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sem Terras - existe uma solução?

Muito tem se falado sobre a atuação da Polícia Militar quando da desocupação de uma fazenda em São Gabriel / RS, ocorrida na quarta-feira (12/8) à tarde.

Lamento muito a morte do assentado, isso é algo que deve ter um basta.

Porém, não consigo considerar um erro apenas da polícia, por que o invasores não aceitaram sair pacificamente? Por que insistiram em permanecer na fazenda, mesmo após a reintegração de posse ter sido executada?

Mas devemos também entender o lado desse movimento.

O MST iniciou sua luta há muitos anos, reinindicando algo que é direito de todos, está na constituição: Direito à TERRA. Durante muito tempo tentou o diálogo, e durante o mesmo tempo não foi ouvido.

Sendo assim, é natural que partam para as invasões e agressões - isso é natural do ser-humano, quem aguenta ser ignorado tanto tempo?

Só que, hoje em dia, talvez comandado pelas pessoas erradas, talvez por ter esquecido como conseguir o que se quer de outra maneira - ou simplesmente desiludidos pelo cenário político atual, estão perdendo cada vez mais o respeito e a credibilidade em sua luta.

Não estou aqui para julgar nenhum dos lados - não agora - mas para reafirmar minha opinião que - ONDE NÃO EXISTE DIÁLOGO E RESPEITO REINARÁ A INTOLERÊNCIA, A IGNORÂNCIA e continuaremos a ver essas cenas tristes e inadmissíveis. Pensemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário